Descrição completa
Ver descrição completa
Colaboração Dave Smith & Tom Oberheim
O OB-6 é o resultado da união de duas das maiores mentes no design de sintetizadores. Dave Smith e Tom Oberheim são reverenciados pelos seus inovadores e influentes designs de sintetizadores poli, com cada um a trazer as suas qualidades únicas para o design do OB-6.
O OB-6 combina o som ousado, signature do Oberheim com as inovações modernas do Dave Smith, resultando em um sintetizador poli que fornece o melhor dos sintetizadores vintage e tecnologia moderna. O sintetizador em si possui uma mesa de 49 teclas com 2 osciladores e um sequenciador polifónico de 64 passos.
Vintage Tom SEM
O som engine no OB-6 foi desenvolvido e inspirado pelo SEM original de Tom Oberheim, que serviu como a pedra angular dos seus sintetizadores de 4 e 8 notas. O som engine apresenta dois osciladores discretos controlados por voltagem (e sub-oscilador) por voz, mais formas de onda continuamente variáveis. O filtro ressonante de 2 pólos, de estado variável, fornece uma gama de parâmetros incluindo a funcionalidade passa-baixo, passa-alto, notch e passa-banda.
Fácil de programar e tocar
O OB-6 foi também concebido para uma simplicidade direta, resultando numa experiência de utilizador sem falhas que é fácil de programar e tocar. O painel frontal tem um botão para praticamente todas as funções disponíveis, incluindo os 500 programas de fábrica e os 500 programas de utilizador regraváveis.
O botão manual ativa o modo de painel live, onde o som do OB-6 muda para as configurações actuais do painel frontal, dando-lhe uma representação visual do que ouve. O teclado semi-pesado, de quatro oitavas, com velocidade e aftertouch de canal para maior expressão e mudanças dinâmicas.
Efeitos duplos
Existe também uma gama de efeitos variados incorporados no sintetizador, permitindo-lhe ajustar e editar os seus sons à medida que toca. Oferece efeitos de qualidade de estúdio, tais como: Delay, Reverb, Chorus, Flangers, Phase Shifter e Ring Modulation. Estes efeitos digitais funcionam com uma resolução de 24-bit/48kHz com um verdadeiro bypass que assegura o caminho completo do sinal analógico.
Sequência de passos poli e X-mod
A função X-Mod (Crossmodulation) permite-lhe modular a frequência de dois osciladores, expandindo a sua paleta tonal e criando os meios para construir sons não convencionais e únicos. As fontes de modulação são o envelope do filtro e o oscilador 2, ambos com controlos bio-polares. Pode então escolher entre uma gama de destinos, incluindo a frequência do oscilador 1, a largura de pulso do oscilador 1, o corte do filtro, a forma e muito mais.
Para além da modulação cruzada, o OB-6 possui um sequenciador de passos polifónico que suporta até 64 passos e até 6 notas por passo. Este sequenciador versátil permite-lhe organizar e criar sequências e sintetizar para um relógio MIDI externo. O modo uníssono do sequenciador inclui uma contagem de vozes configurável, modos de teclas e memória chord.
Características
Osciladores
- Dois VCOs discretos por voz
- Forma de onda continuamente variável - dente de serra e pulso de largura variável, mais triangle no oscilador 2)
- Largura de pulso por oscilador
- Capacidade de sincronização rígida; o oscilador 1 sincroniza-se com o oscilador 2
- Gerador de sub-octava de onda Squave (oscilador 1) por voz
- Modo de baixa frequência (oscilador 2)
- Ativação/desativação do acompanhamento do teclado (oscilador 2)
- Quantidade de desafinação do oscilador para aumentar a instabilidade de afinação, variando de subtil a extreme
Misturador
- Quantidade do oscilador 1
- Quantidade de sub-octava do oscilador 1
- Quantidade do oscilador 2
- Quantidade de ruído branco
Filtro de estado variável
- Filtro ressonante de dois pólos por voz com funcionalidade passa-baixo, passa-alto, passa-banda e notch inspirado no filtro SEM original da Oberheim
- Quantidade de envelope de filtro bipolar
- Modulação de velocidade da quantidade de envelope
- Seguimento do teclado: desligado, meio, completo
Envelope de filtro
- Gerador de envelope de quatro estágios (ADSR)
- Modulação de velocidade da quantidade de envelope
Envelope de amplificador
- Gerador de envelope de quatro fases (ADSR)
- Modulação da velocidade da quantidade de envelope
Oscilador de baixa frequência
- Cinco formas de onda: senoidal, dente de serra, dente de serra invertido, quadrado e aleatório (amostragem e retenção)
- Sincronização de relógio (relógio MIDI interno ou externo)
- Quantidade inicial
- Destinos de mod: frequência do oscilador 1, frequência do oscilador 2, largura de pulso do oscilador 1 e 2, corte do filtro, modo de filtro, amp
X-Mod
- Fontes: envelope do filtro (bi-polar) e oscilador 2 (bi-polar)
- Destinos: frequência do oscilador 1, forma do oscilador 1, largura de pulso do oscilador 1, corte do filtro, modo de filtro, normal para filtro passa-banda
Aftertouch
- Valor de nota selecionável: 16ª nota, 8ª nota tripleta, 8ª nota, 8ª nota pontilhada, semínima
- Gama de uma, duas ou três oitavas
- Modos de subida, descida, subida/descida, aleatório e atribuição
Sequenciador
- Sequenciador de passos polifónico com até 64 passos e pausas
Efeitos
- Distorção analógica estéreo
- Efeitos digitais duplos, de 24 bits e 48 kHz, incluindo: reverb (room, hall, plate, spring), delay (largura de banda total digital delay e brigada de balde emulada), chorus, flanger, deslocadores de fase e modulador de anel
- Delay sincronização
- O bypass verdadeiro mantém o caminho do sinal totalmente analógico quando os efeitos digitais estão desligados
Controlos de desempenho
- Teclado de 4 oitavas de tamanho normal, semi-pesado, com velocidade e aftertouch
- Rodas de pitch e mod retroiluminadas
- Roda de afinação com mola com gama selecionável por programa (1 a 12 semitons para cima e para baixo)
- Controlos de transposição para uma gama de 8 oitavas
- Interruptor de retenção que fixa as notas mantidas
- Portamento polifónico
- Modo uníssono (monofónico) com contagem de vozes configurável, de uma a todas as seis vozes, memória chord e modos de teclas
- Interruptor manual: quando ligado, o painel frontal é live; o que se vê é o que se ouve
Patch Memória
- 500 programas de utilizador e 500 programas de fábrica em 10 bancos de 100 programas cada
- Acesso direto aos programas, incluindo o acesso com um único botão ao conjunto atual de 10 programas
Entrada/Saída
- Saídas de áudio esquerda/mono e direita (2 x 1/4'' phone jack)
- Saída de auscultadores (estéreo, tomada de telefone de 1/4'')
- Portas de entrada, saída e passagem MIDI
- USB para comunicação MIDI bidirecional
- Entrada de pedal de expressão de corte de filtro
- Entrada de pedal de expressão de volume
- Entrada de pedal de sustentação
- Entrada do pedal de arranque/paragem do sequenciador
Alimentação
- Entrada de alimentação IEC AC para a fonte de alimentação interna
- Funciona em todo o mundo com tensões entre 100 e 240 volts a 50 a 60 Hz; consumo máximo de energia de 30 watts