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Gravação X/Y
A gravação X/Y permite-lhe cobrir uma área ampla e captar fontes de som no centro com clareza e definição. A cápsula de microfone XYH-5 X/Y incluída com a H5 fornece dois microfones de condensador unidireccionais emparelhados, colocados num ângulo de 90 graus. Estes estão alojados num suporte de choque avançado que utiliza fios de microfone externos robustos e material de borracha para isolar a unidade do corpo da H5 e, assim, minimizar a vibração e o ruído de manuseamento. O XYH-5 também permite que o H5 suporte sons mais altos do que qualquer outro modelo de Handy Recorder: 140 dB SPL, equivalente ao som de um avião a jacto a menos de 200 pés de distância!
Controlos
Para além de parar, reproduzir/pausar, gravar, rebobinar e avançar rapidamente, o painel frontal do H5 oferece botões dedicados de activação de gravação para cada faixa, que funcionam como interruptores de silêncio durante a reprodução. Um interruptor Hold desactiva todos os botões do painel frontal para evitar operações acidentais durante a gravação. O H5 pode ser ligado a uma correia de câmara ou, com um suporte de sapata opcional, a uma DSLR ou câmara de vídeo.
Entradas
As entradas XLR/TRS duplas combinadas que podem lidar com sinais de nível de microfone e de linha permitem-lhe ligar microfones externos e dispositivos de nível de linha como misturadores, leitores de música portáteis, processadores de efeitos e instrumentos equipados com electrónica activa. Cada entrada H5 tem o seu próprio botão de controlo de ganho dedicado, localizado por baixo de uma barra de protecção que evita movimentos indesejados. A cápsula fornecida também fornece uma entrada secundária para ligar um sinal estéreo de nível de microfone ou de linha através de um mini conector de telefone de 1/8". O H5 suporta um nível de entrada de +4 dB (profissional) e utiliza os mesmos pré-amplificadores de alta qualidade que o H6, assegurando gravações de excelente som em todos os ambientes sonoros.
Saídas
Uma saída de linha dedicada com volume ajustável permite-lhe enviar uma saída de áudio estéreo do H5 para a entrada de microfone de uma câmara de vídeo ou outro dispositivo sem necessidade de um cabo atenuador. Além disso, existe uma saída de auscultadores separada com um controlo de volume dedicado. Pode utilizar ambas as saídas em simultâneo para encaminhar o áudio para a sua DSLR enquanto monitoriza através de auscultadores. Há também um altifalante incorporado para reprodução de acesso rápido e uma porta USB que permite que o H5 seja utilizado como uma interface áudio para o seu computador ou iPad.
Alimentação
Apenas 2 pilhas AA - alcalinas ou NiMH recarregáveis - são necessárias para a alimentação. Ao utilizar pilhas alcalinas, o H5 funcionará durante mais de 15 horas, mesmo durante gravações contínuas. Também pode utilizar um adaptador CA opcional para alimentar a H5 sem pilhas. A H5 grava directamente em cartões SD e SDHC até 32 gigabytes. O tempo máximo de gravação depende do tamanho do cartão e do tipo de ficheiro; por exemplo, um cartão SD de 2 GB pode conter aproximadamente catorze horas de ficheiros MP3 estéreo de 320 kbps, três horas de ficheiros WAV estéreo de 16 bits/44,1 kHz ou uma hora de ficheiros WAV estéreo de 24 bits/96 kHz.
Tipos de ficheiros
O H5 pode funcionar em dois modos diferentes - escolha estéreo para gravação estéreo de duas pistas, ou multitrack para gravação de quatro pistas (em pares estéreo ou pistas individuais mono) - e capta áudio nos dois formatos de ficheiro mais utilizados: WAV e MP3. Os ficheiros WAV gravados pelo H5 podem ser de 16 ou 24 bits, com taxas de amostragem de 44,1, 48 ou 96 kHz (taxa de amostragem de 96 kHz disponível apenas no modo estéreo). São automaticamente marcados com o tempo e, portanto, compatíveis com o Broadcast Wave Format (BWF), permitindo uma sincronização precisa na pós-produção de vídeo. Os ficheiros MP3, embora ligeiramente mais baixos em termos de fidelidade, são muito mais pequenos do que os ficheiros WAV e, por isso, são mais fáceis de enviar por e-mail e publicar em sites de redes sociais - permitindo-lhe partilhar rápida e facilmente as suas criações em todo o mundo.
Processamento de sinal
Os efeitos integrados do H5 permitem-lhe dar um toque especial às suas gravações. A compressão e a limitação compensam as flutuações no nível de entrada, enquanto um filtro de corte baixo ajuda a eliminar o ruído do vento, o sopro e outros tipos de ruído de baixa frequência. Existe ainda um metrónomo integrado e um afinador cromático/guitarra/baixo.
Extras
Mas a lista de funcionalidades do H5 não termina aqui. Há looping de reprodução, mudança de tom e velocidade de reprodução variável (sem mudança de tom) para ajudar no treino de frases. Uma função de pré-gravação que mantém o H5 a gravar continuamente em segundo plano, guardando os dois segundos anteriores antes de premir RECORD. Existe uma função Auto-Record que permite que a gravação comece automaticamente quando é detectado um determinado nível de som e uma função Auto-Stop equivalente que termina a gravação quando o som desce abaixo de um nível designado pelo utilizador, imediatamente ou até 5 segundos mais tarde. E depois há o Backup-Record - a derradeira rede de segurança (apenas ficheiros WAV de 44,1 e 48kHz). Permite ao H5 gravar automaticamente um conjunto duplicado de faixas estéreo com menos 12dB de ganho de entrada. Mesmo que a sua faixa original esteja distorcida, é provável que a versão de backup esteja bem!
Pode até utilizar o H5 como uma interface de áudio, com uma função Loop Back que facilita a adição de narração à reprodução de música. Basta ligar o H5 ao seu computador ou iPad (é necessário o Apple Camera Connection Kit) através de USB ou iniciar a sua DAW favorita.
Características
- Utiliza um sistema de cápsulas de entrada intercambiáveis que podem ser trocadas tão facilmente como a lente de uma câmara
- Inclui uma cápsula X/Y amovível (XYH-5) com capacidade de sinal alargada e microfones com montagem amortecedora para reduzir o ruído de manuseamento
- Compatível com todas as cápsulas de entrada Zoom
- Gravação simultânea em quatro pistas
- Ecrã LCD retroiluminado de grandes dimensões
- Grava directamente para cartões SD e SDHC até 32 GB
- Áudio de até 24 bits/96 kHz em WAV compatível com BWF ou numa variedade de formatos MP3
- Duas entradas de microfone/linha com conectores combinados XLR/TRS, cada uma com alimentação fantasma seleccionável e -20dB pad
- Controlos de ganho de estilo analógico para cada entrada
- As tampas protectoras do tipo "roll-bar" impedem o movimento acidental dos controlos de ganho
- Alimentação por ficha (2,5 volts)
- Efeitos incorporados, incluindo filtragem de corte baixo, compressão e limitação
- Afinador cromático e metrónomo
- As funções de gravação automática, pré-gravação e gravação de backup significam que nunca perderá aquela tomada perfeita
- Descodificação MS
- Mistura interna multipista para estéreo
- Edição de normalizar, dividir e aparar
- Memorando de voz e até 99 marcas por gravação
- Reprodução de loop A/B
- Velocidade de reprodução variável e tom variável sem afectar a velocidade de reprodução
- Interface de áudio USB estéreo e multicanal para PC/Mac/iPad com função de loop back
- Montável em DSLR ou câmara de vídeo com o adaptador de montagem em sapata HS-01 opcional
- Utiliza duas pilhas alcalinas AA normais ou pilhas recarregáveis NiMH
- Mais de 15 horas de funcionamento com pilhas alcalinas
Especificações
Acessórios
- Manual de operação
- Cápsula de microfone XYH-5 X/Y
- Cabo USB
- Pára-brisas de espuma
- Estojo
Geral
Suportes de gravação:
- Cartão SD: 16MB a 2GB , cartão SDHC: 4GB a 32GB
- Ecrã: LCD retroiluminado (128 x 64 pixéis)
Entradas
- INPUTS L/R [XYH-5 X/Y mic]:
- Tipo de microfone: Unidireccional
- Sensibilidade: -45 dB, 1 kHz a 1 Pa
- Ganho de entrada: -∞ a 52 dB
- Pressão sonora máxima de entrada: 140 dB SPL
- MIC/LINE IN:
- Conector: mini jack estéreo de 1/8
- Ganho de entrada: - ∞ a 52 dB
- Impedância de entrada: 2 k Ω ou mais
- Alimentação da ficha: 2,5 V suportada
- Gravação de reserva: -12dB inferior ao ganho de entrada L/R definido
- INPUTS 1/2:
- Conectores: Conectores combinados XLR / TRS, (XLR: Pino 2 quente / TRS: Ponta quente)
- Ganho de entrada (PAD OFF): -?∞ a 55.0 dB
- Ganho de entrada (PAD ON): -∞ a 35,0 dB
- Impedância de entrada: 1,8 k Ω ou mais
- Nível máximo de entrada: +22 dBu (PAD ON)
- Alimentação fantasma: +12V /+24V /+48V
- Ruído de entrada equivalente (EIN): -120 dBu ou menos