Descrição completa
Ver descrição completa
O estúdio subvalorizado essencial
Significando uma mudança drástica dentro da indústria, em 1995 a Fraunhofer Society alterou a extensão do ficheiro da camada de áudio universal MPEG-1 III para o omnipresente MP3. Este novo padrão de codec comprimido baseia-se em propriedades psicoacústicas para interpretar sons baseados num series de bandas de frequência específicas. O resultado é que os tons de uma banda de frequência podem ser mascarados por tons mais altos dentro da mesma banda. Isto desloca as frequências inaudíveis para áreas do espectro onde a audição humana é menos susceptível de as perceber e pode introduzir artefactos de distorção. Ao remover estes tons considerados inaudíveis pelo algoritmo MP3, o tamanho do ficheiro é grandemente reduzido em 10 a 12 vezes para fins de distribuição em formatos de CD e através de fornecedores e distribuidores da Internet. Quanto mais compressão for aplicada, mais informação é removida. Isto propõe um novo desafio para os engenheiros de mistura e de masterização digital. Assegurar que o seu produto soe o melhor possível numa vasta gama de codecs comuns é um processo essencial para todos os novos engenheiros modernos de mistura e de masterização para melhor compreender como os diferentes algoritmos de compressão afectam o seu som. Introduza o Sonnox Pro-Codec.
Tenha todos os codecs de áudio Fraunhofer na ponta dos seus dedos
Embora a música se tenha tornado mais conveniente e prontamente disponível através de streaming online e distribuição pela Internet, é mais desafiante do que nunca para os engenheiros criar uma grande mistura que se traduza através de diferentes sites com diferentes codecs. Fornecendo-lhe uma forma de monitorizar o seu projecto através de todos os codecs Fraunhofer, Sonnox Pro-Codec permite-lhe auditar e comparar codecs em tempo real sem a necessidade de exportação offline.
Rápido e fácil de usar com comutação sem falhas, isto permite aos engenheiros de mistura e de masterização monitorizar até cinco codecs em tempo real dentro do seu DAW para fazer alterações mais precisas ao seu projecto para melhor se adaptar ao algoritmo do codec que é exigido do seu áudio. Este plug-in da indústria oferece-lhe todos os principais codecs Fraunhofer, incluindo mp3, mp3 Surround, AAC-LC, HE-AAC e HE-AACv2 são suportados, tal como os codecs sem perdas como mp3-HD e HD-AAC. Todos com a capacidade de carregar até 192kHz de taxa de amostragem e resoluções de 16 a 32-bit. Não só isso, foi integrada uma vasta gama de codecs surround-sound e o codec iTunes Plus, permitindo-lhe criar com maior precisão masters dedicados especificamente para o programa iTunes, bem como meios de transmissão e streaming.
Como cada algoritmo de codec é diferente, isto terá um efeito diferente no som do seu projecto, por isso, ser capaz de escolher sem problemas entre cinco em simultâneo fornece-lhe o conhecimento sobre a melhor forma de alterar o seu projecto para obter o melhor som. Quebrando o ciclo de exportação de um microfone para um codec, ouvindo e avaliando as diferenças, o processo em tempo real do Pro-Codec permite-lhe fazer uma audição precisa no seu DAW para fazer as alterações necessárias instantaneamente.
Não só pode auditar as diferenças entre vários codecs, como também pode controlar graficamente a soma e a diferença desses efeitos no grande ecrã FFT.
Ver a diferença
No conhecido estilo Sonnox, o Fraunhofer Pro-Codec inclui um visor inovador que lhe proporciona uma representação visual de vários componentes-chave dentro do seu sinal áudio. Embora os juízos finais devam ser feitos pelo seu ouvido, o FFT ampliável dentro de Sonnox Pro-Codec fornece uma enorme quantidade de visão sobre os detalhes do seu áudio. A análise FFT é representada com uma linha yellow com a linha gráfica vermelha que representa o conteúdo spectral da diferença entre a origem e o sinal do codec. Também é representado o NMR (Noise-Mask ratio) através das linhas verdes que são colocadas verticalmente com base na intensidade dentro dessa gama de frequências. Quanto mais alta for a linha verde, maior é o potencial para artefactos audíveis dentro dessa região.
Um ponto de vista diferente pode ser alcançado com o interruptor 'Liss', alterando a GUI para uma visualização Lissajous com duplo espectro vectorial. Este ponto de vista permite determinar o impacto e a presença de artefactos dentro do campo estéreo com três representações únicas de 'Input and Output, 'Output and Difference' e simplesmente a 'Difference'. Para engenheiros dominadores, isto fornece informação inestimável sobre o campo espacial e qualquer redução na largura de estéreo que possa estar presente quando um codec é aplicado.
Personalize a sua reprodução com características avançadas
Para uma medição tão detalhada, é possível aceder a um conjunto abrangente de características e estatísticas adicionais em Sonnox Pro-Codec. Cada um dos cinco codecs máximos inclui informação sobre o algoritmo, incluindo uma taxa de bits ajustável e qualidade com mais informação apresentada em três separadores rotulados "Trim", "Comp" e "A-B". Trim apresenta informação sobre o nível de pico do áudio após a passagem pelo codec. Para os engenheiros dominadores que trabalham com áudio com pouco alcance dinâmico e maior audibilidade, isto assegura que poderá ver visualmente qual será o resultado provável do nível de pico dentro do seu áudio. A filtragem interna dentro do algoritmo do codec pode muitas vezes alterar este nível e, por conseguinte, o seu controlo assegurará que poderá ajustar adequadamente o nível dinâmico da sua faixa para eliminar qualquer recorte indesejado ou excesso de captação durante a exportação final.
O segundo separador 'Comp' indica a relação aproximada de compressão de dados por codec, enquanto o separador 'A-B' oferece talvez a característica mais importante de todas. Ouvindo em termos concretos, a parte A-B de Sonnox Fraunhofer Pro-Codec oferece-lhe dois modos de audição de teste cego, A-B e A-BX. Em primeiro lugar, A-B permite-lhe auditar qualquer par de codecs com o plug-in a mostrar qual o modo que está actualmente a ouvir. Se quiser confiar mais na sua audição, o modo A-BX remove todas as indicações visuais e apresenta apenas as alterações audíveis, ajudando-o a fazer o julgamento final com base na sua audição e sistema de monitorização em vez de ser influenciado pelos seus olhos.
Em alternativa, pode monitorizar a diferença no sinal que o codec está a remover, premindo o interruptor 'Diff' na parte da saída principal do plug-in. Quando estiver satisfeito com as definições, a codificação de múltiplos formatos em simultâneo é simplesmente uma questão de permitir a gravação no plug-in e pressionar play no seu DAW. Uma tremenda poupança de tempo com a capacidade de adicionar meta-dados abrangentes e processamento em lote permite-lhe fazer as alterações, ou falta delas, tudo rápida e facilmente, sem nunca sair do seu DAW.
Comentários
"Uma vez usado o Pro-Codec, não voltará a ouvir áudio comprimido da mesma maneira nunca mais". - Música do Futuro
"...um dos plug-ins mais úteis para dominar e misturar engenheiros à venda hoje em dia". - PSN Europa
Características
- Audição e codificação em tempo real com comutação sem falhas
- Rápido e fácil de usar
- Suporta uma vasta gama de codecs incluindo MP3, Apple AAC, AAC-LC, HE-AAC, MPEG Surround, AAC-LC & HE-AAC multicanal, HD-AAC
- Audição simultânea de até cinco codecs
- O processamento em lote através de um Gestor dedicado permite-lhe exportar várias pistas em simultâneo
- Exportação de etiquetas com opções abrangentes de metadados
- Testes A-B para comparações rápidas
- O teste ABX remove filas visuais para testes cegos
- O modo de escuta DIFF permite-lhe ouvir apenas o efeito do codec sobre o sinal de entrada
- Opções detalhadas de medição com ferramentas de análise FFT visual
- Codificar áudio com taxas de amostragem até 192kHz
- Codificação de resolução completa de ficheiros de 16, 24 e 32 bits
- Indicador detalhado de frequência NMR
- Níveis de corte de cada audição de codec manualmente para combinar o ganho entre formatos para fins de monitorização
Especificações
Requisitos do sistema
- Sistema operativo:
- MacOS: OS X 10.8 - macOS 10.15 Catalina
- Windows: Windows 7 ou posterior
- Formato:
- Mac: AAX, AAX-DSP, AU, VST2 & VST3
- Windows: AAX, AAX-DSP, VST2 & VST3
- Anfitriões apoiados:
- Mac: Pro Tools 10.3.8 - 12 (AAX Native & AAX DSP), Pro Tools 7 - 10 (TDM & RTAS), Logic Pro X 10.2, Logic 8 & 9, Digital Performer, Nuendo, Cubase, Ableton Live, Studio One
- Windows: Pro Tools 10.3.8 - 12 (AAX Native & AAX DSP), Pro Tools 7 - 10 (TDM & RTAS), Nuendo, Cubase, Ableton Live Samplitude, Sequoia, Pyramix, Studio One.
Geral
- Codecs suportados: MP3, Apple AAC iTunes+ (apenas Mac) AAC-LC, HE-AAC / MPEG Surround, AAC-LC & HE-AAC multi-canal, HD-AAC
- Activação: chave USB iLok 2, iLok 3 OU uma conta iLok com uma ligação à Internet activa
- Código do produto: 1029-25